quinta-feira, 6 de maio de 2010

Planeta Góes; 4 de 9: As lindas praças amapaenses.

Meu avô nos contou um acontecimento terrível que ocorreu na praça nossa senhora de conceição(letra minúscula mesmo):Uma senhora foi espancada, estuprada e esquartejada. Problema dela. As pessoas nasceram para morrer esquartejadas mesmo, isso está marcado em suas peles. Gados do inferno, filhos do pecado, amantes do prazer efêmero, todos merecemos nada menos que isso.

Enquanto a história era contada, foi questionado o que uma senhora fazia na madrugada, em uma praça tão escura como aquela, quase sem iluminação, sem policiamento. Choveram sugestões."Talvez, ela fosse uma velha, mas ainda possuía fogo no cu e estava procurando por um amante" indagou uma tia-avó minha que tem os dedos amarelados de tanta nicotina, tem três filhas e uns netos. "Ela devia vender droga, depois do caso da vovó do crack, todos são suspeitos explicou um outro tio meu.Como o amado leitor pode perceber, a minha família é cheia de detetives.

Na verdade, estou cansado de falar dessa senhora. Ela devia estar praticando cooper.Um esporte na terceira idade faz muito bem. O corpo esquece que é velho graças a algumas substancias químicas liberados pelo cerébro, mas quando os muscúlos esfriam, a dor e a precariedade de viver por tanto tempo voltam. O ideal então para manter a forma é morrer aos 30 anos. Jesus morreu aos 33. Tiradentes tambem. Che Guevara idem(na verdade, eu não sei).

O governo góes teve como destaque de atuação, a construção de lindas praças. O parque do forte, a primeira delas, me encheu os olhos quando eu vi.O campo verde, lindo, impecável que se estendia por todos os arredores da fortaleza fizeram meu pobre coração quase fraquejar de tanta felicidade. Estávamos livres, ao menos naquele lugar das desgraças do mundo.O vento cheirando a merda, que veio logo depois, me fez que lembrar que ainda moro aqui nessa ilha, nesse limbo.

O vento fétido é uma mácula na orla de nossa cidade.Todas as pessoas lindas da nossa cidade se empilham diante do nosso lindo rio.O vento pestilento chega e lembra a todos que dentro dentro de nossos corpos só há merda e um dia, essa merda baterá no nosso rosto e nós vomitaremos toda a bebida e comida que compramos com o nosso dinheiro inútil.

O bairro buritizal tambem foi presenteado com uma linda praça. O point possui um lindo parque, banheiros pagos( 50 centavos), alguns banquinhos a mais e lindos slogans de desenvolvimento.No meio da praça,imponente, está uma gigantesca caixa d'agua pintada de azul.Ela já foi cinza no passado e as pessoas se jogavam de lá para morrer no barro batido.

Hoje, o cidadão suícida que morreu naquele lugar e está aprisionado lá para sempre, deve conviver com a felicidade das crianças(sempre falsas e dissimuladas), o transar apaixonado dos namorados(que fede a pecado) e todo o amor do mundo vivo.Tudo isso é besteira.

Antes de morrer, o nosso cidadão suicida foi abraçado por um vento realmente forte e não tão fedido e enxergou um lindo coração no horizonte. Só depois de morto, que ele deve ter percebido que na verdade, este coração pertence a DOMESTILAR.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!

    Adorei essa crônica! Indubitavelmente original, humor seco, esculachando o cotidiano incluindo-se na posição de esculachado.
    O povo pede mais tosqueiras criativíssimas como essa, Mr. Reale!! Abraço.

    ResponderExcluir