terça-feira, 13 de abril de 2010

“Do Mastigativo ao Defecativo”

O “metal” cristão começou nos meados dos anos 70, as primeiras bandas que começaram com esse estilo foram a Jerusalém, Messiah e a Resurrection, não sei quem começou ao certo, mas a ordem dos bolos fecais não altera a defecação.

O “metal” cristão obteve certa popularidade com o tempo, e se expandiu e tomando reconhecimento pelos quatro cantos do mundo até hoje. Inclusive em nossa cidade, Macapá- Amapá- Brasil.

Portanto irei falar de uma dessas bandas de “metal” cristão aqui de nossa pequena cidade, mas deixarei ela mesma se apresentar:

“RELEASE INTRUHDER

Formada em janeiro de 2008 a banda INTRUHDER já é uma banda de

grande referência no metal independente do Amapá, sendo mais preciso

no Metalcore, apesar da ideologia Cristã em suas letras, o peso e brutalidade

não são deixados de lado. Formada por Paulo (vocal); PJ (teclados);

Rodrigo (Guitarra Solo), Pablo Henrique (Guitarra Base – back-vocais),

Alex Bruno (Bateria) e Alecssandro (Baixo); a banda já conta com um cd EP

que já pode ser conferido em seu Myspace.

A banda faz parte do Coletivo Palafita e da Frente Pólvora Cultural, sendo

que já tocou em eventos importantes no estado, como: Festival Quebramar 2008

e 2009, Grito Rock 2008, 2009 e 2010, os quais fazem parte do Circuito Fora

do Eixo, tendo grande visibilidade no cenário independente a nível nacional.

Mostrando que a cena do metal independente vem crescendo a cada dia a

Intruhder mostra o seu trabalho com muito profissionalismo, mostrando ser

uma das grandes promessas para 2010”

Esse é o texto de apresentação de sua demo, e retirado da mesma. Iremos ao âmago da questão, vou dissecar aos poucos alguns pontos dessa apresentação para melhor compreensão dos motivos que crio esse texto:

“Formada em janeiro de 2008 a banda INTRUHDER já é uma banda de

grande referência no metal independente do Amapá”

Ao meu entendimento sobre a “referência no metal amapaense”, é quase um titulo, e essa posição é dada para bandas com anos e com trabalho qualitativo e não apenas quantitativo. É o reconhecimento do trabalho e contribuição para a cena de metal, é dado pelo publico e não pela própria banda. Acredito que todos concordam com isso, por tanto, onde esta a qualidade dessa banda? Um instrumental completamente chato, as musicas completamente idênticas, não dá para diferenciar uma da outra, o vocal estupidamente ridículo que mais parece varias gralhas roucas em uma dia lindo de verão no Curiaú, apensar de não ter gralhas lá, mas imagino que seria desse jeito.

“sendo mais preciso no Metalcore”

Metalcore é um estilo que se iniciou nos anos 80 nos EUA, precisamente em New York city. Sinceramente, não curto muito qualquer estilo que tenha esse “core” no fim, salvo algumas bandas, mas para mim isso só veio para “abaitolar” o rock e agora o Metal. Se forem pesquisar fotos de “Metalcore” no Google irão ver um bando de EMOS enrustidos, cabelinhos feitinhos, camisinhas coladas, tênis de marca e uma cara de criança mal criada que ganhou um Aquaplay no lugar de um Playstation no natal.

A Intruhder, ou melhor, como eu mesmo gosto de chamar, a Intulho, não foge da regra no quesito ou esquisito estilo Metalcore, garotinhos novos cheirando a leite que gostam de bater fotos na frente de casas velhas abandonadas na Leopoldo Machado usando camisas pretas e com um espelhinho no bolso dando aquele toque no visual, com muito gel do mini-box, e principalmente a perturbação de identidade na adolescência, isso conta muito para escrever suas letras como “ARMAGEDOM”, “A BASE”, “CAOS”, “SISTEMA FALHO” e “CAMINHO ESTREITO”, é tudo bem típico do estilo para tocar um som cuja a intenção é ser brutal e agressivo com o intuito de pregar a paz, lembra muito as táticas de paz do Bush. (risos)

“APESAR da ideologia Cristã em suas letras, o peso e brutalidade não são deixados de lado”

Morri de rir quando li esse “APESAR”, irei explicar os motivos.

APESAR - “Contra a vontade, a objeção de, contrariamente a. Casou-se apesar de os pais não terem dado seu consentimento. Vou sair, apesar de estar chovendo”

“Contra a vontade”, a meu ver a própria banda é contra o White Metal (metal cristão), acredito que eles querem levantar outra temática mais tem medo de ir para o inferno. Não acredita na própria bandeira

E por fim:

BRUTALIDADE – “Ação agressiva, ou comportamento violento”

IDEOLOGIA CRISTÃ – Todos sabem no que se baseia essa ideologia, praticamente é o respeito, amor ao próximo, paz, amar deus sobre todas as coisas e seguir os ensinamentos de Cristo.

Pensando nisso, será que Jesus Cristo escutaria a demo da Intruhder? Acredito que nem o Demo escutaria a demo dessa banda. A “brutalidade” do seu som, e essa coisa de ser tão agressiva (pelo peso e por ser ruim demais), é tudo tão contraditório e tosco. O som deles é tudo aquilo que Jesus lutou contra. Não preciso falar mais nada sobre as contradições desse estilo, deixo por conta de vocês.

Juro para vocês que eu tentei escutar a demo completa, mas não consegui, e foi por dois motivos, o primeiro é por que é ruim demais, fraca, se peso, o vocal extremamente grotesco e a falta de criatividade bate de quina na testa, e o segundo motivo foi por que minha mãe falou “menino desliga esse som que isso é musica do diabo”.


Felipe Façanha

2 comentários:

  1. huahuahuaa

    ficou muito bom o texto!! só cuidado com as pedradas que tu vai levar hein!

    huahauhua

    ResponderExcluir
  2. Nada, não tenho medo dessas coisas. Quem nunca falou a verdade que atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir